Saiba o que a Disney tem a ensinar à sua empresa

“Seja o que for: faça bem feito. Faça isso tão bem feito que, quando as pessoas virem o que você fez, elas vão querer voltar para ver de novo e vão trazer outras pessoas só para mostrar o seu trabalho.”

Esqueça o camundongo orelhudo ou os personagens de contos de fadas. Mais do que contar histórias para crianças, a Disney é um exemplo de uma empresa que prima por um trabalho bem feito com perfeição e qualidade em todas suas etapas. Tudo isso por conta da filosofia e metodologia de trabalho de seu criador: Walt Disney. Além do talento natural, o homem acreditava que, com muito trabalho duro, você era capaz de tornar um sonho em realidade. Esta atitude ajudou a segurar a empresa em tempos difíceis como a crise de 29 e a Segunda Guerra Mundial. Graças a essa doutrina de trabalho árduo e qualidade no máximo, a Disney é uma empresa que hoje vale cerca de 100 bilhões de dólares e tem crescido cada vez mais com aquisição de outras grandes companhias como a Pixar, a Marvel e a Lucas Arts.

Saiba o que a Disney tem a ensinar à sua empresa

Cativar adultos e crianças ao mesmo tempo sem deixar nenhum dos lados entediados é uma tarefa, no mínimo, complicada. A máxima só não se aplica quando o assunto é Disney. A marca é capaz de mover milhares de pessoas de todas as idades e todos os dias pelos parques temáticos apostando em uma arte certeira: a de encantar.

A Endeavor Brasil conversou com a ex-diretora do Disney Institute Alicia Matheson para saber um pouco mais sobre a “fórmula perfeita” do projeto lançado pelo visionário Walt Disney em 1955. A entrevista foi dividida em cinco lições, confira:

  1. ATENDIMENTO AO CLIENTE
    O serviço evolucionário molda o comportamento de todos os colaboradores da Disney, além de também ser aplicado em empresas como Google e da Southwest Airlines. O conceito aplicado permite que os funcionários dediquem esforços para criar a melhor experiência possível ao cliente. Desde pequenas, essas três companhias enraizaram o lema e, conforme o aumento de receita, seguiram focando em seus clientes e respectivos desejos e paixões.
  2. EMPODERAR FUNCIONÁRIOS
    Você entende o porquê do seu trabalho ou de determinada função? Bem, os funcionários da Disney sabem. A cultura de empoderamento ou de “cuidado”, nas palavras de Alicia, faz parte do sistema para que gerentes, coordenadores, monitores e responsáveis pela limpeza entreguem felicidade por, simplesmente, estarem felizes.

  3. VALORIZAR OS DETALHES
    Ao contrário do que muitos pensam, a mágica da Disney não mora nas mega atrações, mas nos detalhes. Atendimento eficaz e comunicação personalizada, por exemplo, rendem elogios de diversos visitantes.

  4. SER MAIS DO QUE UM LÍDER
    Entender o que as pessoas querem e entregar isso de forma divertida e exclusiva. Isso é ser um bom líder na concepção da Disney e da ex-diretora. Para a entrevistada, o líder ideal é aquele que sonha grande, não tem medo de romper paradigmas e gera sensações até então classificadas como impossíveis.

  5. A DIFERENÇA DE TER UM GRANDE CEO
    Entre 2007 e 2008, a Disney enfrentou uma grande retração no número de turistas. O cenário, no entanto, não impediu o parque de continuar inovando e entregando o seu melhor. Esse comportamento é fruto de uma boa gestão do CEO.

Um CEO que se mantém positivo incentiva seus colaboradores a fazerem o mesmo e continuarem lutando, de acordo com Alicia Matheson, é capaz de mover a empresa e fazer com que toda realidade que era tida como desafiadora seja apenas uma fase complicada que logo chegará ao fim. Enfim, o encanto da Disney, não tem a ver com cifras, mas com cultura, liderança e muita paciência.
Curiosidades

Para você que está procurando uma luz divina para dar uma reviravolta na sua vida profissional ou pessoal, separei 32 frases de Walt Disney para inspirar sua vida.

► “Por que se preocupar? Se você já fez o melhor que pode em um situação, ficar se preocupando não vai te ajudar em nada.”
► “Adultos são apenas crianças que cresceram.”
► “Nós continuamos seguindo em frente, abrindo portas e fazendo coisas novas porque nós somos curiosos e a curiosidade nos leva a descobrir novos caminhos.”
► Quando você acredita em algo, acredite até o fim – sem dar margem para nenhum tipo de dúvida.”
►”É divertido fazer o o impossível.”
► “O melhor jeito de começar a fazer algo é parar de falar e trabalhar.”
► “Dinheiro não me excita. Minhas ideias me excitam.”
► “A maior reserva natural que nós temos são as mentes de nossas crianças.”
► “O riso é algo atemporal. A imaginação não tem idade e sonhos são eternos.”
► “Pegue uma ideia boa e fique com ela. Cuide dela e trabalhe duro até que a mesma se torne realidade.”
► “Seja o que for: faça bem feito. Faça isso tão bem feito que, quando as pessoas virem o que você fez, elas vão querer voltar para ver de novo e vão trazer outras pessoas só para mostrar o seu trabalho.”
► “Acho que minha fórmula para sucesso é: sonhar, diversificar e nunca deixar de cobrir nenhum ângulo. “
► “Você pode até não perceber, mas um pé na bunda as vezes é a melhor coisa do mundo que pode acontecer a você.”
► “Nunca fique entediado ou cínico. Faça com que o que aconteceu ontem seja coisa do passado.”
► “Quanto mais você gosta de si mesmo, mais você é autêntico e diferente das outras pessoas. Isso te torna uma pessoa única.”
► “Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver a coragem para persegui-los.”
► “Eu nunca consegui ficar parado. Eu tenho que explorar e experimentar. Eu nunca estou satisfeito com o meu trabalho. Fico triste com as limitações da minha própria imaginação.”
► “Uma flor que nasce em um solo de adversidades é a mais rara e bela de todas.”
► “Se você pode sonhar, você pode fazer. Lembre-se que todo meu negócio começou com um sonho e um camondongo. “
► “Nós não estamos tentando agradar os críticos. Eu prefiro me arriscar agradando ao público.”
► “Eu prefiro divertir as pessoas e torcer para que elas tenham aprendido algo do que ter certeza que ensinei algo, mas ter que torcer que elas tenham se divertido.” ► “A Disneylândia é um trabalho de amor. Nós não entramos nesta apenas pelo dinheiro.”
► “Quando você é curioso você descobre várias coisas que são interessantes de fazer.”
► “Salas de aula lotadas e período integral nas escolas são um jeito trágico de desperdiçarmos a mente de nossas crianças.”
► “Eu não gosto de repetir fórmulas de sucesso. Eu gosto de arriscar coisas novas.”
► “Eu sempre gosto de olhar o lado mais otimista da vida, mas sou realista o suficiente para entender que o mundo é um lugar muito complexo. “
► “Você pode planejar, criar e construir o lugar mais incrível do mundo, mas você vai precisar de pessoas que te ajudem a tornar esse sonho realidade.”
► “A diferença entre ganhar e perder, na maioria das vezes, é não desistir.”
► “De todas as invenções da humanidade no ramo de comunicação em massa, uma imagem ainda é aquela que fala a língua mais universal de todas.”
► “Eu tenho enfrentando competição dura toda a minha vida. Não sei como eu chegaria até aqui em ela.”

 

Aperte o play e acompanhe a entrevista da executiva da Disney, Alicia Matheson, na íntegra:


Endeavor Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s